quarta-feira, 20 de abril de 2011

Marketing Digital - Especialista dá dicas de técnicas de marketing para divulgar a empresa

A internet leva para dentro da casa das pessoas uma infinidade de oportunidades. Se a casa for trocada pelo escritório, as oportunidades triplicam, pois dentro das empresas, e de forma estratégica, é possível extrair da internet recursos muito eficientes, e baratos, na comunicação com seus clientes e consumidores potenciais.
A questão é que ainda tem gente que acha que internet é só para enviar e receber e-mails, ou para navegar em sites de conteúdo, de relacionamento ou de entretenimento. Mas a internet vai muito além. Para falar de algumas possibilidades que ela traz para as empresas, esteve em estúdio o empresário e especialista em marketing digital, Leonardo Bortoletto.
De acordo com o especialista, uma campanha de marketing digital começa pelo levantamento do público-alvo da empresa, do que ele necessita, do que o emociona na internet. Para as empresas que já possuem um site, Bortoletto ressalta que nem sempre é necessário modificar todo o projeto do site que já está no ar, mas através de algumas modificações estratégicas, por exemplo, no conteúdo, é possível melhorar os resultados do projeto online na internet. “Às vezes, pequenos ajustes fazem toda a diferença”, lembra.
Outra forma de divulgação online que tem sido bastante utilizada é o boletim eletrônico. Mas, de acordo com especialista, essa é uma excelente ferramenta quando bem utilizada, no período certo e com conteúdo adequado ao cliente. “Se você pega uma empresa de turismo e envia um conteúdo pesado, e diariamente, possivelmente o resultado não será ideal, pois o tipo de negócio pede um conteúdo mais leve, mais interessante, e empresa de turismo nem sempre consegue oferecer novidade todo dia, que justifique o envio diário de news”, exemplifica.
Outro item fundamental relacionado ao envio de boletins online, de acordo com Bortoletto, é a criação de um banco de dados. As empresas precisam ter o cuidado de, ao longo da sua existência, catalogar os e-mails de clientes, e saber aproveitar outros meios de captação. “Muitas vezes, também, a empresa tem essas informações guardadas e não sabe o que fazer com elas”, alerta.
Outra fonte interessante, e recente, nas empresas são as mensagens SMS (Short Message Service). É o nome dado ao serviço de mensagens curtas, de até 160 caracteres, para telefones celulares. É um canal de comunicação simples e extremamente ágil para as empresas que precisam encaminhar informações curtas para grupos de pessoas que não estão à frente do computador.
Em entrevistas anteriores, Leonardo Bortoletto falou sobre a importância do Google, o site de busca mais utilizado para pesquisas no mundo, na hora de planejar e desenvolver um projeto da web. “Ele dita as regras do mundo virtual”, lembra o especialista. Nessa edição, Bortoletto reforçou que o buscador trouxe outra mudança. “Isso significa que as empresas que ocupavam o primeiro, segundo e terceiro lugar, por exemplo, nas pesquisas, não necessariamente continuam ocupando na data de hoje, devido a novas orientações”, explica. Segundo ele, não basta apenas criar um site, é preciso torná-lo conhecido. E, seguindo as orientações do Google, o site terá melhores colocações na hora das pesquisas, e ficará mais fácil de ser visualizado e encontrado pelos internautas.
Vale lembrar que o que muda não é a cara do site, ou seja, o layout, mas a forma como o site é programado, desenvolvido. “Um projeto bem elaborado, o Google entende que o site é bom e, por isso, o posiciona melhor”, ressalta. E lembra: “Tudo isso é tão dinâmico, que um bom ranqueamento em site de busca na semana de hoje não garante uma posição na semana que vem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário