segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SEO Ribeirão Preto

O sistema de SEO (Search Engine Optimization) é conhecido como Otimização de Sites, ou seja, um sistema que tem como objetivo central a otimização de uma página, ou um site completo, para que este produto seja melhor alcançado pelas ferramentas de busca. Como consequência deste processo de utilização das técnicas de SEO, está o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de busca.

Em Goiânia, o SEO é uma prática confiável, porém não garantida totalmente, porém através de boas estratégias e comprometimento com o cliente é possível fazer com que esse conjunto de vantagens interligados melhorem uma parte, o que gera automaticamente melhora também diversas outras áreas. Todos os procedimentos profissionais em SEO têm um custo e um tempo para que haja o retorno.

Normalmente o processo de otimização de sites tem separação do conteúdo e da formatação, portanto a criação e implementação de novos layouts fica mais fácil e rápida. Além do mais, quando se contrata Serviços SEO, sua empresa tem a seu dispor uma equipe de consultoria SEO e de profissionais em técnicas que irão analisar o site de sua empresa e analisar a concorrência; pesquisa, sugestões e análise de palavras-chave relevantes, buscando diagnosticar e sugestões sobre problemas encontrados, métodos e dicas para criação de títulos, meta descriptions e tags.

Em Goiânia, além de métodos e dicas para aumento de PageRank há um aumento da popularidade do site de divulgação do conteúdo nas principais redes sociais. E há empresas especializadas como a Raddar On Line que dão dicas para prevenção de penalidades nos sites de busca, cadastro em sites de busca e divulgação do seu website nos principais mecanismos de busca, suporte por E-mail, Skype ou MSN e monitoramento, manutenção e análise de resultados da otimização de sites.

A SEO é um procedimento focado em marketing, para que os sites de busca, como por exemplo, o Google. As empresas que oferecem esse tipo de serviço ajudam as empresas e prestadores de serviços a usarem os mecanismos de busca como uma poderosa ferramenta de vendas. Nossa missão é aumentar a quantidade de oportunidades de negócio geradas através da internet.

O trabalho começa na geração de visitas e acessos ao site através de campanhas de links patrocinados e otimização do site para o Google, melhorando o seu posicionamento nos resultados que não são pagos. O passo decisivo na otimização é o aumento significativo de visitas qualificadas, e uma maior conversão de visitantes em clientes.

As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para impulsionar os objetivos do website melhorando o número e a posição de seus resultados nas busca orgânica para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do web site.

Uma das principais estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site.

No mercado competitivo de hoje, um termo usado para busca como palavra-chave, pode ter um grande volume de resultados, o que dificulta o posicionamento do produto, empresa ou serviço através programação para busca orgânica. Para que isso seja acelerado é necessário uma ação de venda de anúncios pagos ou links patrocinados; dependendo do número de resultados o custo de uma estratégia de marketing de internet pode ser bem expressivo. Um bom posicionamento nos resultados orgânicos de busca pode fornecer o mesmo tráfego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo.
Os proprietários de websites devem optar por otimizar os sites para a busca orgânica, já que o custo é menor do que o custo da publicidade paga.É preciso avaliar que os sites não possuem objetivos iguais, senão que basicamente querem atingir o máximo de usuários da rede.

Uma boa estratégia para otimização nos sistemas de busca pode funcionar perfeitamente com sites que tenham interesse em atingir um grande público-alvo, tais como informativos periódicos, serviços de diretórios, guias, ou sites que exibem publicidade com um modelo baseado em COM.

Muitas empresas tentam otimizar seus sites para um grande número de palavras-chave altamente específicas que indicam a disponibilidade para venda. Otimizações deste tipo, tendo em vista um amplo espectro de termos de busca, pode impedir a venda de produtos por gerar um grande volume de requisições com baixa-qualidade, com um custo financeiro alto, resultando em pequeno volume de vendas. Focalizar a qualidade do tráfego gera melhor qualidade nas vendas, permitindo que sua equipe de vendas feche negócios mais rentáveis. A otimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estratégia de Marketing.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Ecommerce - Façam dos buscadores seus Amigos - Receita para o Sucesso.



A busca orgânica é a principal fonte de tráfego e receita para sites e lojas, que fazem questão de afinar cada vez mais a amizade com o Google e recebê-lo de braços abertos.

Por Thiago Bacchin
 
Há um ano, discorri nos eventos, rodas de network e reuniões que passei, sobre como obter mais resultados com menos (ou o mesmo) investimento, já que estávamos em clima de crise mundial, que felizmente passou distante do mercado de marketing online ou, pelo menos, das agências e veículos com mídias de performance.
 
Doze meses se passaram e é gratificante perceber o número de empresas tradicionais que estão transpondo barreiras culturais, investindo pesado na reformulação de seus sites e lojas virtuais, para entrar na disputa da atenção dos consumidores, que estão cada vez mais tempo conectados.
 
Mas também é triste constatar que, mesmo quem está entrando por último (pra valer) na Internet, ainda comete os mesmos erros dos primeiros: ignoram o seu principal cliente, o Google.
 
Sim, o Google é um cliente da sua empresa. Pode se tornar o principal cliente de toda sua empresa. Impossível? Vamos lá.
 
Apesar de você nem percebê-lo no dia-a-dia, ele está lá, visitando e armazenando todo conteúdo de suas páginas. É um cliente super assíduo, visita seu estabelecimento virtual todos os dias, muitas vezes diversas vezes ao dia.
 
E cada vez que ele visita seu site, ele faz questão de examinar dezenas ou até centenas de produtos disponíveis nele. Um por um.
 
Ele tenta entender para que serve cada produto, analisa a quantidade de informações que você possui e avalia se você oferece informações relevantes ou simplesmente dados que ninguém, literalmente, procura. Nem seu cliente mais assíduo consegue manter essa frequência de visitas diárias para saber o que tem de novo.
 
O Google é o cliente mais exigente que você possui. E ele quer ser seu amigo.
 
Apesar disso, ele nem reclama quando sua filial na web não está atendendo aos padrões de qualidade que ele determina. Até porque seu site passou pelo crivo dos clientes internos, ou seja, aqueles que serão responsáveis pela sua manutenção – sua equipe de TI, Marketing, Comercial e tantas outras áreas – e foi feito por uma agência renomada.
 
O site também foi aprovado pelos clientes externos, os reais clientes e consumidores dos produtos e serviços da empresa.
 
O problema de não ser amigo do Google é que ele é amigo da maioria esmagadora dos mais de 65 milhões de internautas brasileiros.
 
Se você começar a tratar o Google bem, ou seja, ter atenção, cuidado e respeitar os padrões de qualidade que ele recomenda e necessita, aos poucos ele começará a simpatizar com o seu site.
 
E quando algum dos milhões de usuários perguntarem ao Google onde comprar um produto ou serviço, ele pode começar a indicar sua empresa nos resultados de busca.
 
Mas se você for uma empresa realmente bacana e fizer sucesso com seus outros clientes, os de carne e osso, e estes falarem bem de você por aí, o Google vai gostar ainda mais de você.
 
Você pode se tornar um dos sites mais indicados pelo Google para dezenas, centenas, milhares de perguntas sobre onde comprar produtos e serviços. E ele fará isso de graça.
 
Milhares, milhões de clientes potenciais encontrarão suas páginas. Suas vendas online terão um crescimento significativo. As vendas “off-line” também irão crescer, afinal, muita gente ainda usa a Internet para pesquisar e comparar preços e, só depois disso, ir à loja escolhida fazer a compra.
 
Mas amizade e confiança não se compram, se constroem com o tempo. Apenas com o tempo. A relação, quando bem construída, pode durar por muito tempo. Tudo depende se você vai dar atenção e carinho a este cliente tão exigente e tão rentável.
 
Para a maioria dos grandes varejistas online, como a americana Zappos, a busca orgânica representa a principal fonte de tráfego e receita do site, com ROI incomparável, conforme me informou pessoalmente Matt Burchard, Diretor de Marketing, em uma visita à Zappos no final de 2009. No Brasil isso não é diferente, mas ainda há muito terreno para ser explorado.
 
Para ficar bem posicionado nos resultados orgânicos do Google, Yahoo!, Bing e demais buscadores da Internet, é fundamental que o site atenda a mais de uma centena de critérios técnicos.
 
Assim como uma loja física precisa atender a muitos requisitos técnicos importantes, na web não é diferente, só mudam os tipos de recursos utilizados. A diferença é que se você atender a esses requisitos no seu site, boa parte da sua receita e rentabilidade acontecerão sem a necessidade de 1 Real de investimento em mídia.
 
Para ilustrar o potencial de resultados, vamos ver três casos de sucesso. O primeiro é um grande varejista brasileiro que, sabendo do potencial das buscas orgânicas, queria aumentar a receita originada dessa fonte.
 
Com foco na correção dos inúmeros aspectos técnicos que o Google considera para melhorar o posicionamento de um site, após seis meses de projeto a loja virtual teve um incremento de 196% de visitas da busca orgânica, crescimento de vendas de 165% e um ROI acumulado de R$ 120, ou seja, para cada R$ 1 investido na consultoria do Projeto de SEO, retornaram R$ 120 em vendas. Um ROI praticamente obsceno.
 
No setor de serviços, uma grande imobiliária investiu na ampliação da sua amizade, que já vinha de longo prazo com os robôs do Google. Menos de um ano depois, conseguiu dobrar as visitas que chegam não só através do Google, mas também do Yahoo! e Bing.
 
Na indústria, onde poucas empresas estão atentas para a Internet, um grande grupo em seu segmento precisava comunicar sua liderança e diferenciais ao mercado através do posicionamento do site nos mecanismos de busca e por meio das palavras-chave que remetem às suas soluções. Conseguiu incríveis 775% de aumento nas visitas ao site num período de oito meses de projeto de SEO.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Vantagens de ter um site móbile




Ter um site hoje é essencial para qualquer empresa, pois é através dele que esta poderá apresentar seus produtos e serviços para todo o mundo. O sitefacilitou muito a divulgação das empresas e por isso está sendo cada vez mais utilizado.
Entretanto, com a tecnologia cada vez mais avançada, vem surgindo várias outras opções, além do site, como, por exemplo, o site móbile. O site móbile é uma adaptação do site da internet fixa para a internet móvel, onde o cliente poderá ter acesso ao seu produto e serviço onde quer que esteja e na hora que desejar.
O desenvolvimento do site móbile está sendo bastante procurado pelas empresas que querem sempre mais ser achados pelo seu público-alvo. Entretanto é preciso que o desenvolvimento do site móbile seja bem feito para que o resultado seja realmente o esperado.
site móbile possui inúmeras vantagens que proporcionam às empresas a tranquilidade de conseguirem alcançar um bom resultado. Uma das vantagens que o site móbile oferece é a facilidade dos usuários descobrirem os serviços, visto que o site móbile é indexado pelas ferramentas de busca.
site móbile possui também a facilidade de atualização, ou seja, os conteúdos podem ser atualizados continuamente que os usuários, ao acessarem, visualizarão sempre a última versão disponível. O mais importante é que essa atualização é instantânea e não precisa da aprovação de terceiros.
site móbile é mais rápido e mais barato do que um aplicativo. Isso faz com que a empresa tenha um orçamento menor e resultados gratificantes.
Outra vantagem do site móbile é que, se o seu desenvolvimento for feito corretamente, ele será a melhor e mais garantida forma de se disponibilizar um serviço móvel com funcionamento correto na maioria dos aparelhos. Isso faz com que os usuários acessem cada vez mais o seu site.
Portanto, quem tem uma empresa e pretende ser visto pelo mundo inteiro de forma rápida e fácil a melhor forma de se fazer isso é recorrendo ao desenvolvimento de um site móbile.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DESENVOLVIMENTO DE SITE




Desenvolvimento de site é um mercado que vem crescendo com rapidez entre as empresas que buscam cada vez mais por lucratividade e novos clientes. Com o Desenvolvimento de site a empresa pode divulgar seus produtos e serviços com agilidade e inovação.

O Desenvolvimento de site é um trabalho que está despertando a atenção de muitos empresários, visto que, esta é uma forma simples de se ter lucro e de ser totalmente criativo. Com o Desenvolvimento de site você atinge pessoas do mundo inteiro, ou seja, o seu produto ou serviço será visto por um número bem maior de pessoas sem você precisar sair do lugar.

Desenvolvimento de site se tornou o meio mais prático e inovador para um empresário divulgar seus serviços e produtos. Através do site as pessoas podem conhecer todas as características da empresa, ver fotos, visão, missão, enfim, existe uma proximidade muito maior entre cliente e anunciante.

O Desenvolvimento de site só foi possibilitado por causa da tecnologia. Esta abriu muitos caminhos para os empresários que souberam, é claro, aproveitar dessa nova oportunidade de inserir sua empresa no mercado. O Desenvolvimento de site trouxe a inovação e a facilidade tanto para o empresário quanto para os consumidores.

O Desenvolvimento de site trouxe inúmeros benefícios para o mercado empresarial. Hoje, o cliente pode realizar a sua compra pelo próprio site da empresa que deseja, os empresários podem lançar um novo produto que será visto imediatamente pelo mundo inteiro.

Além de tudo isso, com o Desenvolvimento de site o empresário pode saber muito mais sobre o seu cliente e direcionar mais ainda o seu produto ou serviço, terá uma acesso muito maior a públicos diferentes, ficando assim mais fácil conquistar novos clientes.

O Desenvolvimento de site é um trabalho que exige grande profissionalismo e criatividade, portanto é necessário que o projeto seja realizado por uma empresa preparada e criativa, para que o resultado seja satisfatório e quem sabe até surpreendente.

Desenvolvimento de site é hoje a melhor forma de se construir um relacionamento entre empresário e cliente. Através do site produtos e serviços se tornam muito mais vistos e chamam a atenção de maneira inovadora.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Marketing e e-commerce ajudam a pequena empresa

Há espaço no ambiente online para pequenas empresas especializadas que conseguem atender nichos específicos de mercado e investem em divulgação segmentada.
Por Sandra Turchi
A palavra “tendências” sempre gera certa polêmica, pois cada um tem a sua opinião. De qualquer forma, uma tendência nada mais é do que a observação sobre movimentos percebidos que, após análise, proporcionam caminhos prováveis.
Feita essa breve introdução, vou pontuar a seguir algumas dessas possibilidades para as estratégias de marketing no universo digital, bem como para o e-commerce.
Geração de conteúdos

Sem dúvida, a bola da vez tem sido as “redes sociais”, então começarei por elas. A primeira tendência relacionada às mídias sociais (prefiro assim) está voltada para seu uso atrelado à geração de conteúdos, seja por parte dos internautas ou pelas empresas.
Essa linha traz em si uma enorme oportunidade, se bem assimilada pelas empresas, pois permite ampliar relacionamentos via prestação de serviços, ou seja, a criação e disseminação de conteúdos relevantes e direcionados ao seu público-alvo.
Há inúmeras formas de se fazer isso. Um exemplo: uma loja ou um profissional liberal do setor de arquitetura e decoração pode oferecer dicas em seu site ou blog sobre como utilizar melhor os ambientes, sobre jardinagem, combinações de tecidos e uma infinidade de benefícios que poderão ser oferecidos aos seus clientes, ou prospects, que por meio desse novo canal de relacionamento passarão a interagir e futuramente consumir seus produtos ou serviços.
Segmentação

Outra tendência que está diretamente associada à anterior é a expansão das redes sociais super segmentadas e seu uso publicitário ou comercial. Exemplos não faltam, como a rede Migux do iG, voltada para crianças até onze anos. Ou então a famosa Bolsa de Mulher, entre outras voltadas ao público feminino, além de redes direcionadas ao luxo como a Superexclusivo, ou para a moda, como a ByMK, entre inúmeros outros casos. A divulgação em redes segmentadas traz resultados mais efetivos, como o marketing one-to-ne, tão almejado pelos profissionais de marketing.
Experiência e entretenimento

Ainda sobre redes sociais, outra tendência é seu uso atrelando experiência com entretenimento. Como exemplo há o caso do Nike +, que embora não seja novo é muito atual. Nele a Nike se uniu a outra grande marca, a Apple, para proporcionar uma interação diferenciada, levando música, competição, informação… enfim, uma experiência completa.
Adequação ao público novo na web

Uma tendência também relacionada ao perfil de um público que vem obrigando muitas empresas a se adaptarem é a inserção crescente das classes de baixa renda na web, fazendo com que aquelas redes que têm interesse em vender para esse público busquem facilitar o processo, adequar a linguagem, demonstrar segurança em todos os passos da compra.
Enfim, pensem em toda a usabilidade do site de e-commerce para não perder esse cliente durante a compra e fortalecendo assim os laços com eles.
Para as pequenas e médias empresas, o cenário não poderia ser melhor.
O e-commerce se abre como uma grande opção para trazer novos negócios fora do seu atual alcance geográfico. Por isso já temos observado um movimento de descentralização do varejo online, visto que cada vez mais as micro e pequenas empresas têm buscado conhecimento e parcerias para acelerar sua entrada nesse universo.
E por fim, como não poderia deixar de citar, continuaremos a observar a tendência de conversão de diversos meios para os aparatos móveis, os celulares, que geram maior facilidade de acesso e permanência de contato, visto que acompanham o internauta a todos os lugares.
Esse movimento depende obviamente do crescimento da utilização de smartphones, mas hoje já temos um número expressivo de pessoas acessando a web dos seus celulares. Isso se deve à facilidade gerada de conexão bem como a adaptação veloz dos aparelhos. Aliado a isso, sem dúvida estão as ações de localização geográfica, que possibilitam ofertas e promoções segmentadas por região.
70% não usam o ambiente online

Embora poucos microempresários admitam, a falta de conhecimento sobre as ferramentas da web é a principal causa para não utilizás-la na geração de negócios, além da ausência de estrutura em suas empresas.
Segundo pesquisa realizada recentemente com micro e pequenas empresas paulistanas, 70% delas ainda não fazem nenhum tipo de divulgação online dos seus produtos, bem como não fazem compras ou vendas online.
Para aquelas que utilizam o meio digital para fazer negócios, esse canal já representa, em média, 30% do seu faturamento e, em alguns casos, a internet pode levar até 80% do tráfego de clientes para sua loja física.
Esses números demonstram que há ainda um longo caminho a ser percorrido pelos microempresários, mas já é possível observar bons exemplos.
As empresas que saíram na frente e aprenderam a utilizar a divulgação na Web perceberam que isso é algo viável e têm colhido bons frutos. Quem está fazendo sua “lição de casa” já figura nas primeiras páginas do principal site de buscas da internet, dentro da sua categoria de produtos.
Normalmente me questionam se é possível as pequenas empresas competirem de igual para igual com as grandes na internet. Na verdade, com a internet, a pequena empresa pode até se sobressair, pois mesmo com menor investimento, mas desde que implantando as ações corretamente, ela será encontrada por aqueles que estiverem buscando o seu produto e isso é o que mais importa.
Divulgação

No caso da micro e pequena empresa não é recomendável fazer uma divulgação para quem não é o seu público ou não tem interesse no que ela vende. É isso o que ocorre normalmente com a mídia de massa.
Na web é possível executar ações segmentadas e pagar com base em resultados, como ocorre com os links patrocinados, por exemplo. Isso faz com que os custos sejam menores, pois só se paga quando seu anúncio recebe um clique.
Além disso, há ações que podem ser implantadas de forma mais rápida do que no mundo físico, como o envio de mala direta versus uma campanha de e-mail marketing. Esta última pode trazer melhores resultados, com menor investimento do que a primeira opção, desde que feita de forma adequada.
A união de dois fatores como atendimento a nichos específicos de mercado e investimento em divulgação segmentada já faz com que as pequenas empresas possam competir de forma muito interessante na web. Não quer dizer necessariamente que elas “roubarão” mercado das grandes redes, mas sim que hoje elas podem figurar entre as opções de compra do consumidor.
Um exemplo disso é o caso de alguém que busca acessórios para instalar uma TV de plasma em sua casa. Numa pesquisa na web, com certeza, serão encontradas opções de lojas diferentes das marcas já conhecidas. Muito provavelmente o consumidor vai se deparar com quem é especializado no assunto. O mesmo pode ocorrer quando se busca por fabricantes de móveis infanto-juvenis em determinada cidade do sul do país.
Isso demonstra que produtos ou locais mais específicos podem ser atendidos por determinadas empresas especializadas, ou regionais, e não unicamente pelas grandes redes. E é aí que está o “pulo do gato”.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Tecnologia que dá resultados em e-commerce




O que fazer quando em cada cem visitantes na loja online, só vinte chegam ao carrinho e dois ou três realmente compram? Pular o carrinho.

A tecnologia é um dos traços predominantes do comércio eletrônico, pois oferece inúmeras possibilidades de inovações nos negócios. Ao mesmo tempo, muitas lojas virtuais se tornam iguais, sem uma tecnologia estratégica que permita ter vantagens competitivas e diferenciações para fidelização.
Ações como uma pesquisa, a chegada ao carrinho de compra, a segurança nas transações, a integração com sistemas internos e outras atividades já são questões tecnológicas primordiais para a funcionalidade do e-commerce – o que realmente começa a fazer diferença são as inovações.
No e-commerce brasileiro já começam a existir em alguns players boas práticas em tecnologia estratégica.
Uma aplicação perfeita desta tecnologia:
O 1-Click ou Compre com 1 Clique: funcionalidade que permite aos clientes fazer compras com um clique (às vezes mais de um). Nesta aplicação, o sistema considera os dados de pagamento e endereço do cadastro atual e com um único clique a compra é realizada.
A prática é uma estratégia perfeita para o e-commerce, pois em segundos o cliente efetiva a compra escapando do passo-a-passo do carrinho de compras onde registram-se altos índices de abandono, uma das dificuldades para o e-commerce.
De acordo com pesquisas do setor, de cada 100 pessoas que visitam uma loja, 20 a 25 carregam um carrinho de compras, mas só duas ou três realmente compram os itens que escolhem.
O passo-a-passo do processo do carrinho oferece ao consumidor o tempo da dúvida, além de outras características que possam não apresentar vantagens, como prazo de entrega, preço do produto, tipos de pagamento, parcelas, valor do frete, segurança, etc. O conjunto deve apresentar benefícios consideráveis para que o consumidor não desista da compra e abandone o carrinho.
Cada loja virtual, ou negócio devem analisar os dados oferecidos durante toda a navegação do usuário buscando compreender o comportamento do e-consumidor no site e entender o porquê do abandono em cada página. Isso é métrica!
Imagine que você esteja sem o seu cartão e se depara com uma super promoção. Com esta aplicação, você só precisa fazer o login e dar um clique para que a compra seja realizada.
A principal finalidade do mecanismo “Click ordering”, patenteado pela Amazon, é facilitar a compra de seus clientes.
Comodidade e facilidade ao usuário = conversão. Simples assim!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DESENVOLVIMENTO DE SITE


Desenvolvimento de site é um mercado que vem crescendo com rapidez entre as empresas que buscam cada vez mais por lucratividade e novos clientes. Com o Desenvolvimento de site a empresa pode divulgar seus produtos e serviços com agilidade e inovação.


O Desenvolvimento de site é um trabalho que está despertando a atenção de muitos empresários, visto que, esta é uma forma simples de se ter lucro e de ser totalmente criativo. Com o Desenvolvimento de site você atinge pessoas do mundo inteiro, ou seja, o seu produto ou serviço será visto por um número bem maior de pessoas sem você precisar sair do lugar.


Desenvolvimento de site se tornou o meio mais prático e inovador para um empresário divulgar seus serviços e produtos. Através do site as pessoas podem conhecer todas as características da empresa, ver fotos, visão, missão, enfim, existe uma proximidade muito maior entre cliente e anunciante.


O Desenvolvimento de site só foi possibilitado por causa da tecnologia. Esta abriu muitos caminhos para os empresários que souberam, é claro, aproveitar dessa nova oportunidade de inserir sua empresa no mercado. O Desenvolvimento de site trouxe a inovação e a facilidade tanto para o empresário quanto para os consumidores.


O Desenvolvimento de site trouxe inúmeros benefícios para o mercado empresarial. Hoje, o cliente pode realizar a sua compra pelo próprio site da empresa que deseja, os empresários podem lançar um novo produto que será visto imediatamente pelo mundo inteiro.


Além de tudo isso, com o Desenvolvimento de site o empresário pode saber muito mais sobre o seu cliente e direcionar mais ainda o seu produto ou serviço, terá uma acesso muito maior a públicos diferentes, ficando assim mais fácil conquistar novos clientes.


O Desenvolvimento de site é um trabalho que exige grande profissionalismo e criatividade, portanto é necessário que o projeto seja realizado por uma empresa preparada e criativa, para que o resultado seja satisfatório e quem sabe até surpreendente.


Desenvolvimento de site é hoje a melhor forma de se construir um relacionamento entre empresário e cliente. Através do site produtos e serviços se tornam muito mais vistos e chamam a atenção de maneira inovadora.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O calcanhar de Aquiles dos blogs corporativos



Blogs corporativos (ou perfil no Twitter etc) funcionam bem para a comunicação das empresas. Mas quem sabe fazer não tem tempo. Como resolver o problema?

Qual das opções abaixo é mais importante para o sucesso de um blog?
1. Layout;
2. Estrutura;
3. Plataforma;
4. URL;
5. Conteúdo.

Se você escolheu a última opção, claro, acertou.
Para seu blog fazer sucesso ele tem que ter um ótimo conteúdo, seja ele corporativo ou não. Ponto passivo, certo?
Prossigamos.
A maioria dos artigos sobre blogs corporativos costumam dizer: “fazer um blog pra sua empresa é baratinho e você mesmo pode atualizar. Um post por dia já está ótimo. Suas visitas vão aumentar, seu posicionamento no Google também e sua empresa vai vender mais”.
A promessa é: investimento muito baixo, resultado muito alto. Isso cheira a picaretagem. E, me desculpe falar assim, mas é picaretagem mesmo.
Não existe retorno sem investimento.
Digamos que você seja rápido, tenha assunto e escreva bem. Parabéns! Você consegue fazer um post interessante em duas horas.
Vamos às contas: quanto custa sua hora? Quanto custa 44 horas mensais?
Viu? Não é nada barato.
A solução é delegar. Mas para quem? O gerente de marketing não tem tempo. O diretor de vendas, menos. Seus colaboradores que entendem do negócio estão ocupados fazendo-o funcionar. Em quem colocar essa responsabilidade? Bom, algumas empresas colocam o afazer nas costas do estagiário. Mas aí você conhece o resultado.
Eis o calcanhar de Aquiles dos blogs corporativos: quem vai ter tempo, disposição e criatividade para criar um ótimo conteúdo para o blog da sua empresa?
Eu gosto mais de fazer perguntas do que de respondê-las, mas já que eu mesmo levantei o tema, sinto-me no direito de expor as duas únicas soluções que consigo enxergar. São elas:
1. Abrir mão de algumas tarefas para se dedicar, você mesmo, ao blog de sua empresa. Provavelmente essa é a escolha mais cara, mas (talvez) seja a mais legal.
2. A boa e velha terceirização. Existem algumas agências e redatores que fazem isso. Você só precisa dar o famoso “ok” nos materiais que eles produzem. Uma solução não muito cara e (talvez) mais prática.
Você conhece outra solução? Sabe outro jeito de resolver esse problema?
Eu creio sinceramente que não existe A Solução Ideal. Existe a que se adequa melhor ao investimento que cada um pode fazer.
Se você tem tempo, invista tempo. Se não tem, precisa investir dinheiro.
Uma coisa é fato: blogs corporativos dão resultados.
Mas eis um ponto a se pensar antes até mesmo de propor o blog corporativo na sua empresa: quem vai criar o tão famigerado “conteúdo relevante”?
Ps: se preferir, onde houver “blog corporativo”, leia “Twitter corporativo”, “Facebook corporativo”, “Orkut coporativo” e modernices em geral.

O Design




Design está na moda. Usam essa palavra para se referir a uma porção de coisas, e que nem sempre tem de fato relação com Design. Essa palavra chama a atenção em capas de revista, temas de palestras, cursos e campanhas publicitárias. As várias interpretações e o pouco esclarecimento sobre a real função do Design geram uma grande confusão e pouca eficácia no processo de criação para Web, assim como em outras áreas.

O que é Design?

Design refere-se ao projeto visual e funcional de um produto (em nosso caso um Web Site), a adaptação de um produto a necessidade dos seus usuários, cativando o seu uso através da estética, aplicando-se conceitos e usabilidade a sua forma. Porém não é difícil encontrar profissionais, empresas, cursos, matérias de revistas e conversas de botequim, associando o Design à produção de imagens, ou resumindo-o na manipulação de um Software específico.
Os Softwares são apenas ferramentas, e não garantem a qualidade do projeto. Nenhum software deve ser encarado como uma solução pronta. Existem diversos Softwares diferentes e com funções similares, e a escolha sobre qual utilizar deve ser de cada um. A definição do que é Design vai muito além do Photoshop.
O Design é uma área projetual. Sua função é responsável por gerar desempenho, qualidade, durabilidade e aparência a um produto. Cada trabalho a ser realizado exige planejamento, pesquisa, criatividade e técnica. Ao contrário do que muitos pensam, a função do Design não está vinculada pura e simplesmente a produção de imagens.
“A função do Design, além da estética, é tornar um produto funcional. É transformar Informação em Comunicação!”
Na produção de um Web Site (assim como em outros produtos) deve-se elaborar um projeto coerente, que forneça soluções eficientes e eficazes em usabilidade, desempenho e comunicação, focadas nas necessidades do Público Alvo. Não é um trabalho apenas criativo, mas também de planejamento.
Produzir um Web Site inevitavelmente exige “Pensar”.
Portanto, além da manipulação de Softwares, existem alguns métodos de planejamento e pesquisa que se deve conhecer, além de conhecimentos conceituais sobre como trabalhar a Pregnância da Forma.

Por onde começar o Projeto?

“Briefing é um documento onde são colocadas as informações e dados necessários para a criação de qualquer projeto, como objetivos, propósitos, informações sobre o cliente, o produto a ser divulgado, o público alvo, prioridade das informações, imagem a ser transmitida, motivações, etc.”
Inicialmente, devem ser coletadas e organizadas as Informações para o projeto. Utilizar elementos dentro de qualquer peça gráfica sem um estudo do caso é um equívoco que compromete a comunicação e a funcionalidade. Há que se levar em consideração diversos fatores tais como: o objetivo do projeto, o produto a ser divulgado, o público alvo (sexo, idade, cultura, classe social, etc), Identidade Visual, Motivações, etc. Para realizar tal estudo do caso, nada melhor do que ter em mãos um Briefing bem elaborado. O ideal para a elaboração desse documento é reunir-se com o cliente, tirando suas dúvidas, esclarecendo detalhes e orientando-o sobre conceitos e tecnologias. Quando esse processo de elaboração não é possível de se realizar com o cliente, pode-se enviar a ele um documento com perguntas a serem respondidas, o que nem sempre é satisfatório. É possível encontrar vários modelos e exemplos de Briefing na Web, dando uma noção de como esse documento deve ser feito. No entanto o ideal é não seguir um modelo, e sim elaborá-lo sempre de acordo com a necessidade do projeto.
Após a análise do Briefing e com as devidas pesquisas feitas, o próximo passo é a Arquitetura da Informação. Como organizar a estrutura da interface e a distribuição das informações em categorias, além de priorizar a comunicação de informações mais relevantes. O documento apropriado para especificar a ordem e o posicionamento dos elementos que vão compor a página é o Wireframe. Através de uma forma esquemática, ele representa a distribuição e a hierarquia das informações a serem comunicadas. A partir dos posicionamentos do Wireframe é que se constrói o Layout.
“Cada elemento do Layout deve ter uma função”

Layout

Uma vez que uma das funções do Design é transformar Informação em Comunicação, nenhum elemento dentro do Layout deve estar lá sem comunicar algo. Elementos desnecessários podem confundir, poluir e dificultar o acesso e o entendimento das informações. Para um bom trabalho, é necessário fazer um estudo de conceitos visuais e de comunicação. Deve-se ter consciência do porque usar determinadas Cores, Fontes e Formas, e qual imagem e sensações esses elementos estão passando para o usuário.
As cores têm poder de comunicação bem maior do que se imagina. É importante saber trabalhar com a Psicodinâmica das Cores, para que elas transmitam a imagem e as sensações orientadas no Briefing. Cada cor transmite informações, sensações e emoções diferentes. Uma boa introdução neste assunto é encontrada no site Color in Motion, que por meio de uma animação, dá exemplos de sensações e emoções que cada cor pode representar.
Para elaborar a Paleta de Cores de um site, é importante saber como trabalhar as Combinações Cromáticas. Por mais que se saiba que cores transmitem as sensações desejadas, é essencial saber como combiná-las. Nesta tarefa é essencial ter em mãos um Círculo Cromático.
Uma ótima ferramenta que pode nos auxiliar na elaboração de uma Paleta de Cores é encontrada no endereço Kuler da Adobe.
“Toda idéia a ser transmitida é traduzida através de letras”

Tipografia

Outro fato que se deve ter em mente é que toda idéia a ser transmitida é traduzida através de letras. Sendo assim, é importante ter um bom conhecimento de como trabalhar com a Tipografia. Para comunicar uma idéia deve-se trabalhar com fontes que priorizem a legibilidade e que tenham relação com o contexto do projeto. Deve-se saber, por exemplo, que fontes com Serifas não são indicadas para inclusão de textos na Web, pois a baixa resolução dos monitores faz com que as Serifas se sobreponham e dificultam a leitura. Porém, em títulos elas podem ter um bom resultado decorativo. Fontes sem Serifa conseguem ter uma maior legibilidade no monitor, principalmente se trabalhadas com um bom entrelinhamento. Existem diversas famílias tipográficas, cada qual com uma aplicação especifica, de acordo com o contexto. Saber escolher bem as fontes a serem usadas é um ponto importante na comunicação.

Gestalt

Outro fator que auxiliará na Pregnância da forma é a aplicação das leis da Gestalt em nosso projeto. Segundo a Wikipédia, Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. Aprendendo a analisar as manifestações visuais e objetos ao redor, compreende-se melhor o porquê algumas formas agradam e outras não, podendo assim trabalhar esses fatores em nossos projetos. O estudo da Gestalt compreende a “integração das partes em oposição à soma do todo: estrutura, figura e forma”. Leis da Gestalt, como Unificação e Segregação, Fechamento, Boa continuidade, Proximidade e Semelhança, ajudam a orientar o processo de criação e obter resultados satisfatórios. Uma boa referência de Estudo sobre o assunto é o livro “Gestalt do Objeto: Leitura Visual da Forma”, do professor João Gomes Filho.
Os processos e conceitos necessários para se tornar um Designer não se encerram aqui. Outros conhecimentos, como Semiótica, Antropologia, Arte, técnicas de composição, além da busca de boas influências, são essenciais na formação de um profissional. Porém, a partir daqui pode-se ter uma compreensão mais clara do que é Design, além de uma direção para iniciar os estudos.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Verifique a disponibilidade de um username nas Redes Sociais

Garantir o username que você quer é algo que para uns é de suma importância, mas como saber se ele está disponível em todos as Redes Sociais.

Tanto para pessoas como para empresas e marcas, um username universal, ou seja, o mesmo em todos os canais de comunicação, é algo de muita importância. Além de facilitar ser encontrado é algo que garante uma unidade e identidade na web.
Porém, muitas vezes esse desejo se perde, pois em alguma rede o tal username já existe. E daí você é obrigado a criar variações e acaba tendo Redes Sociais com diversos usernames diferentes, ou com um que não é bem o que você queria.
Então aqui vai a dica para você já incluir no planejamento um username certinho, trata-se do serviço NameChk que tem conexão com mais de 150 redes e mídias sociais e é bem simples de usar, você entra no site, escreve om username que deseja e manda ele verificar. Em alguns minutos ele te diz em que rede o nome que você quer está diponível ou não.

Para Desenvolvedores




Com a internet cada vez mais presente na vida de todos, as redes sociais estão ganhando força (muita força). A influência de uma marca nas redes sociais já pode ser convertida em lucro, e a grande maioria das empresas já perceberam isso. Essas redes têm sido alvo de muitas empresas para fidelizar e para conquistar novos clientes através de ações geniais e muito criativas.
Assim como qualquer outra profissão, as coisas mudam. As tendências mudam. As metodologias mudam. As tecnologias mudam. Tudo muda. Inclusive os desejos e as prioridades de nossos clientes. Atualmente, as empresas querem estar cada vez mais presentes na vida de cada um de seus clientes. Facebook, Twitter, Orkut, YouTube, etc.. está tudo muito comum, e nós precisamos aprender a interagir com essas comunidades para poder dar possibilidade ao seu cliente e potencializar a possibilidade de conversão.
Se você não está familiarizado com o termo “conversão”, podemos dizer que conversão é quando você anuncia, e esse anúncio é clicado. Isso é chamado de conversão.
O motivo para eu estar aqui hoje, falando sobre redes sociais para vocês, é para dar um puxão de orelha nos profissionais que ainda não estão dando a mínima para esse novo (nem tanto assim) conceito de interação. As redes sociais são mais um leque de aplicações que surgiram com a web 2.0. Nesse boom, o conceito de interação foi explorado em uma escala muito maior. Junto com todas as inovações e as modificações na forma como interagimos com os sites e aplicativos web hoje, a web 2.0 trouxe o que chamamos atualmente de redes sociais.
O meu foco com este post é evangelizar. É fazer com que, após você ter lido este post, você comece a criar já pensando na integração com as redes sociais. Não faz ideia de como?
Vou te dar algumas idéias:
- Já pensou que nas notícias do seu site poderia haver a possibilidade de os usuários comentarem nelas e replicarem o seu comentário para o Twitter?
- Os comentários estão protegidos por login? Use o usuário do Twitter do seu visitante para possibilitar mais uma alternativa de autenticação.
- Upload de vídeos? Dê uma folga para o seu data storage e faça o upload direto para o YouTube e busque as informações através da API.
- Quer fazer transmissão ao vivo para os seus visitantes? Utilize toda a interação que ferramentas como o Twitcam oferecem para você.
- Crie aplicativos para Orkut, Facebook e smarthphones. Os seus usuários poderão ter um nível de interação muito maior e a experiência deles será muito mais rica.
- Dê a possibilidade de o usuário divulgar notícias, fotos, albuns e vídeos através das redes sociais que eles participam.
- Crie aplicações nas quais o seu usuário possa acompanhar as atualizações das suas redes sociais através da aplicação da sua empresa ou da sua start-up.


    Essa lista pode crescer muito ainda. O importante é você ter a criatividade e começar a incluir as redes sociais no planejamento do novo produto ou do site da sua empresa ou cliente.