É essencial quando consideramos o ambiente cada vez mais hostil e complexo em que as empresa se encontram. Centenas de fatores externos e internos interagem de um modo desorientadamente complexo afetando a capacidade de venda lucrativa e tirando foco dos objetivos fundamentais para sobrevivência das empresas: máximo de receita, máximo de lucro, máximo de retorno dos investimentos e o mínimo de custos.
Usado para segmentar os mercados, identificar o posicionamento da empresa e seus produtos, prever o tamanho do mercado-alvo, planejar os investimentos e seu retorno, não é atividade que possa ser tratada somente com intuição. O processo envolve rumos da organização, escopo das atividades com o ambiente na qual ela funciona de modo a otimizar oportunidades e minimizar ameaças, compatibilizar as atividades da organização com sua capacidade de recursos e criar indicadores: Desta forma, o Planejamento e Marketing na internet é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar o gerenciamento de projetos e o trabalho colaborativo, totalmente desenvolvido em ambiente WEB o que elimina a necessidade de instalação de qualquer software.
Todos os membros da equipe envolvidos no planejamento ou execução do projeto estarão conectados constantemente, compartilhando documentos e registrando o progresso dos projetos e, principalmente, avaliando desvios e custos.
A visão integrada de portfólio fornece um acompanhamento rápido de todos os projetos em andamento, permitindo eventuais desvios possam ser identificados e que ações corretivas sejam adotadas de imediato.